SANTOS - SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viaduto Sobre Avenida Das Torres

 
Viaduto Mário Covas

O Viaduto Mario Covas foi idealizado para se tornar um cartão postal para a Baixada Santista, nas palavras de lrineu Meireles, presidente da Ecovias. O projeto estrutural foi executado pela Outec Engenharia, sob a responsabilidade dos engenheiros Rui Nobhiro Oyamada, Tunehiro Uono, Andrea Akemi Yamasaki e Hideki Ishitani. Também estiveram envolvidas no projeto as empresas EBEC (Engenharia Brasileira de Construções) e PROTENDE.

linha.png
 
FICHA TÉCNICA
  • Construtor: EBEC- Engenh. Brasil. de Constr.
  • Projeto: Outec
  • Vão Principal:  170 metros.
  • Inaugurado: 2.002
  • Estrutura Mastro: Concreto
  • Estrutura Tabuleiro: Concreto pré-moldado

 

VIADUTO_IMIGRANTES_011.jpg
linha.png
VIADUTO_IMIGRANTES_012.jpg
 
CONSTRUÇÃO

O projeto básico da ponte previa um tabuleiro composto por longarinas prémoldadas e transversinas e lajes moldadas no local. Esta solução seria uma estrutura comum, em grelha com vãos isostáticos de 44 metros. Porém, pelo prazo e pela necessidade de não haver pontos de interferência com a rodovia, optou-se por um novo arranjo estrutural em viaduto estaiado. Esta solução se apresentou mais viável, por não interferir significativamente na rodovia, e pelo ponto de vista estético. Para que esta solução fosse possível, a geometria do tabuleiro foi revisada, utilizando-se elementos pré-moldados e técnicas de lançamento durante a construção do viaduto, com o intuito de evitar a interrupção do tráfego da rodovia. Os estais estão dispostos em dois planos verticais simétricos, com geometria em semi-harpa. O tabuleiro de concreto protendido possui uma largura constante de 27,8 m e comprimento total de 360 m. O trecho estaiado da ponte corresponde a 85m de cada lado do mastro. O mastro de seção variável de concreto armado possui uma altura de 56m acima do solo.

linha.png

FAÇA SEU ORÇAMENTO